- Published on
Dicas para entrevistas de emprego - PARTE 1
- Authors
- Name
- Neri J. Jakubowski Jr.
- @nerijunior
Não sou do tipo que entrevista centenas de candidatos mas de vez em quando sou chamado para conduzir entrevistas técnicas ou filtrar uma lista de candidatos.
A ideia nesse post é compartilhar como eu vejo algumas atitudes e te dar dicas para fazer ou evitar esses comportamentos durante a entrevista.
1. Engajamento
O primeiro ponto deveria ser algo já enraizado na cabeça de qualquer pessoa, mas infelizmente não é. Se você não demonstrar que está prestando atenção na entrevista, quem garante que no seu dia a dia no trabalho não será assim? Além de uma baita falta de respeito com quem está te entrevistando, você zera sua pontuação com o entrevistador.
Se você tem 30, 40 minutos reservados para a entrevista, esteja la presente, não só fisicamente/virtualmente mas realmente participando. Você não é a galinha de ovos de ouro pra empresa que está te entrevistando gastar tempo inútil com você e outro candidato estará fazendo o que você não fez.
2. Básico bem feito
Essa dica vale quando a entrevista não é apenas um teste de algoritmo não assistido. Se te entregarem um teste ou desafio ou algoritmo para resolver ali na hora, comece resolvendo o problema do jeito mais direto possível pra depois refatorar e demonstrar que você sabe o que está fazendo. A menos que você realmente tenha muito domínio da solução final, não comece com a solução mais complexa.
É muito melhor você entregar a solução simples e ao longo da sua explicação mostrar que você sabe a pattern X, a ferramenta Y do que começar um bagulho cheio de firulas e não conseguir explicar o que você fez ou gastar todo o tempo com isso.
3. Capriche na comunicação
Existem diversas abordagens que você pode encontrar, isso varia demais de empresa para empresa e até de entrevistador para entrevistador mas uma questão que sempre vai pesar para o seu lado ou não é como você se comunica, seja em português ou em outro idioma, falar corretamente, de forma clara e sem gaguejar é essencial.
Se você fica nervoso durante esse tipo de evento, treine, se precisa de ajuda psicológica, de um pastor, de um padre, procure mas não use essa muleta, tudo nessa vida você aprende e treina para ficar ainda melhor. Se sua comunicação é ruim, a culpa é sua e você precisa entender isso, ainda mais se você está se candidatando para uma vaga senior, lead, manager ou staff.
Geralmente os que estão iniciando podem pensar que isso não importa, o que importa é o que eu consigo entregar, fazer, as tecnologias que eu conheço e bla bla bla. Só que você esquece que estará envolvido dentro de uma empresa, cheia de gente, de diversas áreas e você não consegue se comunicar, não importa o quão bom você seja, alguém vai revisar seu código, você terá que discutir algo não técnico com o PO ou o PM e por ai vai, então começa fazendo isso bem já na entrevista, principalmente em empresas que você está com o futuro PO/PM durante a entrevista.
Até a próxima.